quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A música na Bíblia

A música ocupa um lugar importante na cultura do antigo Oriente Médio. Os soldados se preparavam entoando canções sobre vitórias heróicas passadas, e as mulheres davam as boas vindas aos guerreiros “cantando, e dançando, em testemunho de alegria, ao som de tambores, e de sistros” (I Sm 18:.6). Os trabalhadores cantavam enquanto trabalhavam e os peregrinos cantavam em suas viagens. Os enamorados expressavam seus desejos em canções. E, por fim, os profetas algumas vezes eram embalados em um transe pela sonoridade dos acordes de instrumentos: “E quando este cantava ao som da harpa, foi a mão do Senhor sobre Eliseu” (II Rs 3:15).

Jubal, um descendente de Caim, é identificado como o “pai dos que tocam cítara e orgão” (Gn.4:21). Mas foi o lirísta Davi quem impulsionou a música para o primeiro plano da religião dos israelitas. Embora a construção do templo tenha sido deixada por seu filho Salomão, Davi organizou a equipe do templo, estabelecendo coros de levitas acompanhados por músicos tocando címbalos, harpas, liras e trompetes.
Um diretor profissional de música liderou esses coros e instrumentistas, que a cada dia enchiam os pátios do templo com canções de louvor e arrependimento e davam as boas vindas na chegada dos peregrinos para os festivais anuais.

Durante as orações, por vezes os coros cantavam antífonas com um grupo respondendo ao outro, ou com todo o grupo respondendo a um solista ou à congregação. Alguns hinos foram arranjados para determinados instrumentos: o salmo 5, uma súplica pela libertação do julgo dos inimigos pessoais, era acompanhado pelas notas lamuriosas da flauta; o salmo 6, uma oração urgente para a recuperação de uma enfermidade, pelos acordes suaves das cordas (Heb., Sheminith, [baixo] oitava; referência presente em I Cr 15:20,21).

A Bíblia cita cerca de vinte instrumentos, mas a tradução precisa é normalmente uma suposição de palavras relacionadas em outras línguas. Os instrumentos podem ser divididos em três categorias: cordas, sopros e percussão. As cordas incluem a Harpa, a lira e o alaúde; os sopros eram gaitas, flautas, um trompete de metal com quatro ou cinco notas, e as cornetas com duas ou três notas; os instrumentos de percussão ou ritmos são os tamborins, os sinos e os címbalos. Nenhuma notação musical resistiu aos tempos bíblicos, mas as escalas que conhecemos já estavam disponíveis naquela época.

Referências:
(KEYES, Nelson Beecher; BÍBLICO, História Ilustrada do Mundo; Ed. Reader's Digest; 1962; Tradução João Távora; 208 pgs.)
(THOMPSON, Bíblia de referência; Ed. Vida; Deerfield, Flórida – EUA; 1995; pg 1397)

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